5 Benefícios de Praticar Mindfulness

Já ouviste falar de Mindfulness? Sabes o que é e o que ganhas com essa prática? Neste artigo vamos explicar-te o que é e partilhar contigo 5 benefícios do Mindfulness.
Especialista em Inteligência Emocional
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Já ouviste falar de Mindfulness? Sabes o que é e o que ganhas com essa prática? Neste artigo vamos explicar-te o que é e partilhar contigo 5 benefícios de Mindfulness.

Mindfulness é a capacidade de nos concentrarmos no presente, num estado de atenção plena. Estarmos no aqui e agora sem o compararmos com o que podia ser ou com o que já foi. Simples, não é? Mas tem benefícios incríveis!

Benefícios de Mindfulness

1. Aumenta a tua produtividade

Um professor de psicologia em Harvard, Shawn Achor, ficou famoso pelo seu livro “The Happiness Advantage” e pelas suas aulas sobre como ser mais feliz.

Ele consegue encher turmas de uma disciplina opcional sobre felicidade numa Universidade onde a maior preocupação dos alunos é ficar no top 1%, ter as melhores notas e arranjar os melhores contactos de empresas.

Como? Desconstruindo um grande mito: que o sucesso traz felicidade. Os estudos empíricos mostram o contrário: É a felicidade que traz o sucesso!

Se estiveres feliz tens maiores hipóteses de conseguir cumprir os teus objetivos. Por isso para primeira dica: passa o ano com quem realmente gostas, a fazeres algo que adoras ou no seu sítio preferido. Aproveita o momento ao máximo!

A segunda dica é usares práticas de Mindfulness para resolver problemas: pensa num problema que costumas ter frequentemente.

Agora lembra-te de um dia em que estavas carrancudo e outro em que estavas satisfeito com a vida. Aposto que no primeiro demorou mais tempo a resolver as coisas e deves teres tido uma discussão ou outra pelo caminho, enquanto que no segundo conseguiste pensar nas vezes em que solucionaste o problema no passado, resolveste-o e continuaste o teu dia tranquilamente.

Eu, por exemplo, enquanto nos dias maus começo a ruminar sobre o que pode correr mal, nos dias felizes canto pelos cantos antes e depois do problema e não tenho de voltar a ele tão cedo.

Achor apresenta 7 princípios para atingir este sucesso baseado na felicidade. As práticas e os benefícios de Mindfulness estão presentes em todos eles. Quando queres começar?

2. Adiciona horas agradáveis ao teu dia

Quando aproveitamos o momento presente várias coisas acontecem, vou só enumerar algumas:

Primeiro, principalmente se vives em Portugal, apercebes-te de quão lindo é o teu redor. Desde as praias, o mar, as árvores, as casas onde sonhas morar um dia. Quando aproveitas o momento percebes a beleza toda que te rodeia.

Segundo, sorri mais e isso faz com que as pessoas se aproximem mais de ti e sejam mais simpáticas. Eu sinto essa mudança nos supermercados. Depois de praticar Mindfulness parece que fico com uma áurea em cima de mim que faz com que as pessoas me perguntem se eu quero passar à frente na fila – claro que quero, obrigada! Quem é que não quereria?

E por último, aproveita os momentos com as pessoas de quem gostas. Quantas vezes os bons tempos com os teus filhos ou com o amor da tua vida são interrompidos por estares tão preocupado/a com a chamada que tens de fazer que “tem de ser agora”?

Acabas por nem estar presente, nem atento/a ao telefone. Ao praticares o estar no presente percebes que a tua empresa não desaparece se aproveitares aqueles momentos em família.

Não vais ser despedido se não fizeres a chamada naquele segundo. As pessoas vão continuar a gostar de ti mesmo que demores a responder à mensagem do whatsapp.

Lembra-te, Mindfulness é aproveitar o presente em vez de viver nos medos do futuro ou na dor do passado. É simplesmente aproveitar a beleza que já existe na tua vida.

3. Aumenta a tua auto-estima

Paul Ekman criou um projeto com o Dalai Lama sobre os efeitos que emoções como a raiva ou o nojo têm na maneira de nos vermos a nós próprios. Ele diz que a questão não é ter a emoção, mas identificarmo-nos com ela.

O que Ekman propõe é que reconheças a emoção, percebas que ela é uma chamada de atenção, mas que não te identifiques com ela.

Sintas a irritação, percebas que ela está presente porque não conseguiste fazer alguma coisa, como por exemplo lembrares-te onde puseste as chaves do carro.

Em vez disso, respira fundo, deixa a irritação passar e com calma pensa onde foi a última vez que viste as chaves?

Mindfulness ajuda-te a lidar com o stress nessas situações e isso aumenta exponencialmente a tua autoestima.

4. Torna-te imune aos haters

Na nossa cabeça há uma vozinha que começa a perguntar: “e se eles tiverem razão?” ou “e se toda a gente acreditar neles?”

Na verdade é esta voz que nos põe em estado de sítio. Burton e Raedeke, especialistas nos efeitos da psicologia no desporto de alta competição, chamam a isto uma parte do diálogo interior, mais concretamente o Padrão de Pensamentos Negativos. Todos nós dialogamos interiormente, o que muda é a qualidade deste diálogo.

Sabias que os atletas de alta competição perdem ou ganham jogos muito por base na forma como falam com eles próprios, ou seja o seu diálogo interior?

Um dos grandes benfícios do Mindfulness é ajudar a mudar este diálogo interior, porque cria um espaço entre o que aconteceu e o que pensas em relação ao que aconteceu.

Ao estares totalmente no presente apercebes-te da criação dos pensamentos e que podes mudá-los.

É neste espaço que consegues dizer que os haters são só isso, haters que todos têm. Eu costumo pensar que se ninguém te julga é porque és invisível.

5. Aumenta a tua expetativa de vida

Níveis altos de stress estão comprovadamente relacionados com problemas cardiovasculares como ataques cardíacos. As técnicas de Mindfulness ajudam a reduzir o stress e, por conseguinte a probabilidade de ocorrência desses problemas.

Depressão e Esgotamentos Nervosos são outras doenças que podem, em parte, ser prevenidas por estas práticas.

Sabias que estudos feitos em universidades concluem que 60% dos alunos têm ou já tiveram depressão ou esgotamento nervoso?

Temos de mudar estes números relativos a doenças relacionadas com o stress! Hoje propomos começares a praticar Mindfulness. Aumenta os teus anos de vida com práticas de mindfulness fáceis como O Passeio dos 5 Sentidos, ou Estar Perto da Natureza.

Conclusão:

Mindfulness é a capacidade de estar com atenção plena no que está a acontecer no agora, em vez de começar a pensar no que pode acontecer, ou de comparar com o que aconteceu no passado.

Os benefícios de Mindfulness incluem aumentar a tua produtividade e a auto-estima; adicionar horas agradáveis ao teu dia, tornar-te imune aos haters ou aumentar a tua expetativa de vida.

Quando vais começar a praticar Mindfulness? Escreve nos comentários deste artigo.

Autora do artigo

Maria Fé Santos – Especialista em Inteligência Emocional

Partilha este artigo nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ricardo Cabete

Ricardo Cabete

Especialista em Inteligência Emocional

Linked In

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ARTIGOS SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA:

Vídeos em destaque:

Palestras e Formações para Empresas – Ricardo Cabete – Palestrante Internacional

Emoções: O Manual de Instruções (Ricardo Cabete Palestra TEDx)

Workshop Inteligência Emocional com Ricardo Cabete

Tour Inteligência Emocional – Médio Oriente

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!