Como Lidar com a Ansiedade? (5 estratégias práticas)

Como lidar com a ansiedade? Neste artigo vais aprender 5 estratégias para lidar com a ansiedade e controlar a ansiedade naturalmente.
Especialista em Inteligência Emocional
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como lidar com a ansiedade e nervosismo?

Neste artigo vais aprender 5 estratégias para lidar com a ansiedade e controlar a ansiedade naturalmente.

Sentes ansiedade com regularidade? Preocupas-te demasiado com acontecimentos futuros?

A ansiedade é uma reação natural do corpo que tem como objetivo preparar-nos para situações potencialmente difíceis ou ameaçadoras.

Deve ser vista como um sinal para agirmos de forma a conseguirmos ultrapassar o possível obstáculo. O problema é quando não percebemos esta mensagem e simplesmente não agimos, nesse caso a ansiedade aumenta e transforma-se em stress e negativismo.

O que te deixa ansioso/a? A aproximação de um prazo de entrega no trabalho? Falar em público? Uma entrevista de emprego?

Eu sinto-me particularmente ansioso antes de um evento social onde conheço poucas pessoas, ou nenhumas. Como consigo diminuir ou eliminar a ansiedade?

Como lidar com a ansiedade?

1) Fazer exercício físico

Vários estudos científicos dizem-nos que a prática de exercício aeróbico (andar, correr, nadar, pedalar), contribui para a diminuição dos níveis de tensão, estabiliza o nosso humor, melhora o sono e a autoestima.

Eleva também a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

Apenas 5 minutos de exercício aeróbico por dia estimulam os efeitos anti ansiedade.

Quando não faço exercício de forma regular os meus níveis de ansiedade aumentam. Quando faço exercício a preocupação transforma-se em transpiração.

Não interessa se vais ao ginásio, se corres na marginal ou se aspiras a casa toda. O mais importante é fazeres um exercício que te dê prazer.

Não tens tempo para fazer exercício? Quando não tenho tempo para ir ao ginásio faço exercícios em casa e utilizo este site gratuito com excelentes exercícios.

2) Fazer DOIS planos de Ação

A ansiedade é uma sensação de falta de controlo em relação a uma situação futura, em vez de pensarmos apenas no que pode correr mal, podemos fazer dois planos de ação, um para antes do evento e outro para depois do evento.

Por exemplo, se fico ansioso em relação a uma entrevista de emprego, o que me preocupa na realidade é se vou conseguir mostrar que sou um bom profissional ao ponto de ficar com o emprego.

Então faço um plano de ação para me preparar bem para a entrevista e faço um plano de ação para a possibilidade de não ser escolhido.

Agora já não estou preocupado porque sei que vou ficar bem preparado e na eventualidade de não ficar com aquele emprego, já enviei mais 40 currículos, atualizei o meu linkedin e tenho mais 6 entrevistas marcadas nessa mesma semana.

Não podemos controlar o que vai acontecer mas podemos controlar as nossas ações.

3) Falar com alguém sobre o que o que te preocupa

Pelo simples facto de verbalizar a tua preocupação vais-te sentir mais aliviado. Fala com um amigo ou com alguém da tua confiança, desta forma vais poder analisar a situação com uma perspetiva diferente.

Quando falo com um amigo sobre algo que me deixa ansioso, frequentemente a ansiedade diminui bastante e fico com uma sensação de bem estar geral, não só por quase sempre ver outra perspetiva, mas também por sentir que a relação de amizade ficou mais forte por ter partilhado um lado pessoal mais vulnerável.

4) Praticar Mindfulness

Nos últimos anos surgiram muitas investigações que mostram o impacto da meditação mindfulness na redução da ansiedade.

A prática de mindfulness ajuda-nos a alterar a forma como nos relacionamos com os pensamentos que geram ansiedade, aprendemos a centrar a atenção no momento presente e nas sensações do nosso corpo quando surge a ansiedade. Podemos assim aceitar esses pensamentos como naturais e passageiros e não como parte de nós ou da realidade.

Faço mindfulness uma vez por dia, e apesar de ter começado há pouco tempo sinto que estou mais calmo e menos ansioso.

Sugiro que experimentes esta meditação mindfulness. É fantástica!

5) Ir para junto da Natureza

Estar em contacto com a Natureza reduz o stress, o medo, a ansiedade e outros sentimentos desagradáveis.

Uma simples caminhada ou um mergulho no mar faz-nos sentir melhor emocionalmente e contribui para o nosso bem estar físico, reduz a pressão arterial, o batimento cardíaco e a produção de hormonas de stress.

Estudos realizados em hospitais, escritórios e escolas, revelaram que uma simples planta numa sala pode ter um impacto significativo na redução dos nossos níveis de stress e ansiedade.

Nas nossas férias acabamos geralmente por nos aproximarmos da natureza, seja na praia ou no campo. Não é por acaso que sentimos falta delas, porque podemos relaxar e deixar as preocupações de lado.

Se vives e trabalhas na cidade aproveita os fins-de-semana para tomar um banho de natureza, é um remédio natural e muito eficaz para a ansiedade.

Conclusão – Como lidar com a Ansiedade?

A ansiedade a que me refiro neste artigo é o sentimento de ansiedade e não as doenças relacionadas com ansiedade. Caso sintas ansiedade crónica ou sintomas graves de ansiedade, procura um profissional de saúde.

Neste artigo aprendeste 5 estratégias para vencer a ansiedade e aumentar o teu bem-estar. Agora precisas de passar à ação!

Quais destas estratégias já fazem parte do teu dia-a-dia e quais precisas de começar a praticar?

Escreve nos comentários deste artigo qual a estratégia que vais aplicar no teu dia-a-dia.
Partilha este artigo nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ricardo Cabete

Ricardo Cabete

Especialista em Inteligência Emocional

Linked In

4 comentários em “Como Lidar com a Ansiedade? (5 estratégias práticas)”

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ARTIGOS SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA:

Vídeos em destaque:

Emoções: O Manual de Instruções (Ricardo Cabete Palestra TEDx)

Workshop Inteligência Emocional com Ricardo Cabete

Tour Inteligência Emocional – Médio Oriente

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!