Técnica Prática “Passeio dos 5 Sentidos”

Tempo Necessário:

20 minutos por dia durante uma semana.

Na Prática:

Reserva 20 minutos para ires andar ao ar livre, sozinho/a, todos os dias durante uma semana. Tenta manter este objetivo, a não ser que esteja a chover muito. Podes sempre levar um guarda-chuva e agasalho.

Quando começares a andar tenta reparar no maior número de pormenores ou acontecimentos positivos à tua volta. Pode ser a vista, sons, cheiros, texturas ou sensações.

Repara na arquitetura dos prédios, no cheiro das flores ou no abanar das árvores com o vento. Repara no reflexo do sol numa janela ou no teu reflexo numa poça de água no chão. Repara na forma como as pessoas andam, apressadas ou tranquilas? Tenta ver, cheirar, tocar, ouvir ou sentir tudo o que for agradável ou positivo.

À medida que reparas nestes aspetos positivos, passa alguns segundos a analisar e a saborear cada um deles, antes de passares ao próximo. Tenta identificar o que é que te faz sentir bem naquela vista, cheiro ou som. Mantém a tua atenção no momento presente e sempre que pensares em algo que te preocupa ou até no que vais fazer hoje para o jantar, volta a focar-te no teu passeio e nos aspetos positivos e agradáveis que te rodeiam.

Em cada dia, tenta ir por um caminho diferente para teres estímulos diferenciados e não tomares como garantido o que te aparece à frente.

Porque deves experimentar?

No nosso dia-a-dia, nem sempre reparamos nas coisas agradáveis e positivas que nos rodeiam. Podemos estar com pressa, distraídos nos nossos pensamentos ou simplesmente a olhar para os nossos telemóveis.
Assim perdemos oportunidades de viver experiências positivas e emoções agradáveis.

As investigações científicas mais recentes sugerem que podemos maximizar os benefícios das situações positivas que nos acontecem, saboreando-as de forma consciente em vez de deixá-las passar por nós sem sequer repararmos nelas ou até mesmo tomando-as como garantidas.
Esta prática dá-nos a possibilidade de reparar no que há de bom à nossa volta e de saborear cada momento de uma forma consciente com os nossos 5 sentidos.

Evidência Científica:

Bryant, F. & Veroff, J. (2007). Savoring: A new model of positive experience. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Fred Bryant, Ph.D., Loyola University

Os participantes do estudo que foram encorajados a manter um foco positivo durante os passeios diários, reportaram um aumento no seu bem estar no final da semana, comparado com os participantes que foram encorajados a manter um foco negativo ou neutro durante os passeios diários.

Porque funciona?

O que os investigadores chamam de “saborear”, pode aumentar os teus níveis de bem estar e promover sentimentos de apreciação e gratidão. Saborear ajuda-nos a aprofundar o impacto que os acontecimentos positivos têm nas nossas vidas emocionais, em vez de escaparem à nossa consciência. Os acontecimentos “saboreados” ficam mais tempo na nossa mente. Ao estarmos mais ligados ao que se passa à nossa volta, podemos também ficar mais disponíveis para nos conectarmos com os outros de uma forma positiva e agradável, nem que seja simplesmente com um sorriso.

Aceita o meu desafio e pratica o “Passeio dos 5 Sentidos” durante uma semana e depois envia um email para mim para me dizeres qual o impacto desta experiência.

O meu email é ricardo.cabete@emotiontalks.com

Até já!

 

Autor do Artigo

Ricardo Cabete – Formador especialista em Inteligência Emocional 

Linkedin:    www.linkedin.com/in/ricardocabete

Email:         ricardo.cabete@emotiontalks.com

__________________________________________________________________

Aumente a sua Inteligência Emocional

Workshops de Inteligência Emocional   Clique aqui para saber mais

Inteligência Emocional para Empresas   Clique aqui para saber mais

Newsletter de Inteligência Emocional   Clique aqui para subscrever gratuitamente